terça-feira, 5 de outubro de 2010

Projeto Re(vi)vendo Êxodos promove caminhada

03/10/2010
A iniciativa é fruto da parceria entre a rede pública de ensino, o Clube dos Pioneiros de Brasília, o Corpo de Bombeiros do DF, o Exército Brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e outras instituições

De 4 a 10 de outubro será realizada uma caminhada que visitará Cavalcante, São João da Aliança, Água Fria, Mimoso, Padre Bernardo, Alto Paraíso e Brazlândia. São 45 alunos do Centro de Ensino Médio Setor Leste, 15 alunos do CEF 104 Norte e do Centro de Ensino da Asa Norte, além de 20 monitores universitários e professores convidados em parceria com o Exército e o Corpo de Bombeiros.

O Projeto Re(vi)vendo Êxodos desenvolve propostas e ações nas áreas de educação, como pesquisas históricas, políticas de preservação, registro de manifestações, desenvolvimento sustentável, entre outras. O roteiro prevê aulas, encontros com autoridades e a comunidade escolar dos municípios visitados e ações sociais.

As atividades contemplam temas como a questão da identidade, o patrimônio (material e imaterial, construções sociais e culturais) e o meio ambiente ((cerrado, fauna, flora, preservação, tecnologias e ciências, qualidade de vida).
Os alunos realizam extensa pesquisa bibliográfica e de campo e desenvolvem boletins informativos, cartazes, folders, encenações, dossiês, portfólios, vídeos e apresentam seminários. Ao final de cada edição é realizada uma mostra fotográfica no Espaço Cultural Renato Russo na 508 Sul.

Neste ano, os participantes pesquisaram os autores Raquel de Queiroz e Joaquim Nabuco e o compositor Noel Rosa, além de participarem de concurso literário de redação.
Para o presidente do Clube dos Pioneiros a realização do projeto é uma iniciativa imprescindível. “Os alunos entram em contato com a história do Brasil e participam de roteiros históricos. Em uma das ações, os participantes fizeram o percurso da Missão Cruls”, esclarece.

A caminhada já teve quatro edições: Brazlândia – Planaltina, em outubro de 2004, sete dias e 110 km percorridos; Pirenópolis (Parque dos Pirineus-GO) – Gama (Catetinho), em outubro de 2005, 16 dias e 340 km percorridos; Formosa (Marco Zero da Missão Cruls-GO) – Parque Nacional de Brasília (Água Mineral), em outubro de 2006, 14 dias e 310 km percorridos e Chapada Gaúcha (Parque Nacional Grande Sertão Veredas-MG) – Jardim Botânico, em outubro de 2008, 15 dias e 1500 km, sendo que 300 km foram percorridos a pé.

A iniciativa conta também com o auxílio de instituições como o ICMbio - Instituto Chico Mendes, além de governos estaduais e do DF e administrações municipais da RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno.


Serviço:
Clube dos Pioneiros
Setor de Diversões Norte – Conjunto Nacional – sala 5024
Informações: (61) 3326-7326

Para conferir a programação, clique no link abaixo:
http://www.4shared.com/document/0AJknhNT/Programacao.html